Jornal Valor Econômico: Conhecer o Comprador é Essencial

December 5, 2014

 

 

 

 

Apelo visual tem que considerar o peso da concorrência, e novas técnicas baseadas no neuromarketing estão sendo usadas pelas empresas 

Como atrair a atenção do consumidor diante de infindáveis opções nas gôndolas dos supermercados? Segundo especialistas em design e criação de embalagens, além de produtos com visual atraente, é preciso considerar o poder de fogo da concorrência e traçar o perfil do consumidor que se pretende atingir.

As estratégias de apelo ao consumo também se adequam a cada categoria de produto. Assim, itens de cuidados para a casa devem exibir atributos como ergonomia e praticidade de uso, enquanto os alimentos são embalados para abrir o apetite do comprador. Novas técnicas de apresentação, baseadas no neuromarketing, conseguiram um aumento de até 40% nos negócios da Vergel, de produtos alimentícios

Para Maurício Speranzini, diretor da Speranzini Design, é preciso tornar a embalagem um vendedor silencioso do produto. “Essa tarefa começa no ponto de venda, ao chamar a atenção nas gôndolas e gerar destaques entre concorrentes. Além de ser bonita, também deve ser cativante. Nada melhor do que uma embalagem de bebida que dá vontade de consumir.”

No mercado desde 1987, a Speranzini exportou serviços para mais de 40 países. Tem foco em alimentos e bebidas que utilizam embalagens cartonadas, rotulagem em adesivo e impressos em papel. Em 2011, redesenhou a logomarca da Coco do Vale, para um novo posicionamento de itens como coco ralado, em flocos e leite de coco. Também introduziu uma nova categoria no portfólio da fornecedora, de bebidas com água de coco, em volumes de 200 ml, 330 ml e 1 litro.

“Antes, a empresa vendia para terceiros a água dos cocos que usava. Eles engarrafavam e a entregavam com suas marcas. Agora, oferece o produto e fechou contratos de exportação para os Estados Unidos”, destaca. Em dois anos, a fabricante aumentou sua frente de gôndola, com extensão da linha, com a água de coco com chá branco, verde e frutas tropicais. O reforço no design, segundo ele, ampliou o poder de negociação da empresa com o mercado. 

Por Jacilio Saraiva. Veja edição na íntegra: Valor Setorial Embalagens – www.valor.com.br

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