A marca, da empresa ou de produto,
é a manifestação dos seus valores e personalidade
através das inúmeras formas onde é aplicada.
Sua identidade apresenta status, modernidade, confiança,
posicionamento, diferencial competitivo?
A marca é presença em todas as manifestações institucionais ou de produto: no cartão de visita, na proposta, no uniforme da equipe, frota, painéis, materiais no ponto de venda, redes sociais, embalagens, enfim, absolutamente será a imagem de sua empresa. Pode esbanjar carisma, simbolizar sua personalidade ou afastar seus consumidores.
O projeto de identidade corporativa ou de produto precisa de objetividade, ser versátil, ter a melhor composição de elementos gráficos e cores com alternativa nas diversas aplicações, uso de cores para garantir a visibilidade e reduzir custos quando necessário. Plena leitura e entendimento é essencial. A linguagem que defina como única não é simplesmente uma representação gráfica. Precisa ser exaustivamente estudada e deve ser aplicada de forma homogênea e consistente.
O manual de utilização da marca, detalhado e organizado, é essencial para manter o padrão, facilidade na aplicação pela empresa e seus fornecedores.
A marca irá influenciar todos seus materiais.
Não é um desenho. É um sistema de trabalho.